Sistema ON-GRID (conectado à rede)
Após a instalação e funcionamento, toda a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos (placas solares) é transformada pelo inversor e injetada na rede unidade consumidora (quadro de distribuição do local).
Os aparelhos ligados à rede elétrica do local se alimentarão dessa energia gerada e, caso a potência gerada no momento seja superior à potência dos aparelhos que estejam ligados, o excedente da energia será exportada para a rede elétrica da distribuidora (ENERGISA), passando pelo medidor de energia, que computará essa energia como energia elétrica injetada.
A partir daí a conta de energia chega com dois valores: energia consumida e energia injetada. O valor da energia injetada é utilizado como crédito energético, e serve para abater do valor da energia consumida.
Importante: o acompanhamento da energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico pode ser realizado através do aplicativo de monitoramento do inversor. O medidor de energia elétrica do local apenas contabiliza a energia consumida da rede elétrica (ENERGISA) e a energia excedente injetada na rede da ENERGISA, ou seja, que não foi consumida no momento da geração.
Medidor bidirecional
Quem possui energia solar fotovoltaica conta com um medidor bidirecional para contabilizar a energia consumida e injetada. Ao contrário do medidor convencional, conhecido também como relógio, o medidor bidirecional mede não só a energia consumida por uma instalação, mas também mede a quantidade de energia injetada na rede elétrica. No caso de uma casa que possua energia solar, o medidor bidirecional fará a medição de toda a energia em kWh que foi injetada na rede pela usina fotovoltaica instalada naquele imóvel, assim como, a energia que foi consumida e, que em outras palavras, foi vendida pela concessionária.
Como é realizada a leitura no medidor bidirecional
O visor do medidor mostra dois códigos e um valor específico para cada um. Eles se alternam em alguns segundos e mostram situações diferentes.
O código 03 indica a quantidade de energia consumida da rede da ENERGISA.
O código 103 mostra o valor da energia injetada na rede da ENERGISA.
Para saber o seu saldo basta diminuir o valor quando aparece o código 103 pelo valor quando aparece o código 03. Se o valor for positivo, você possui crédito com a distribuidora (ENERGISA), se não for, você terá que pagar essa diferença a ENERGISA.
Exemplo:
Quando aparece o código 103 (normalmente do lado esquerdo) o valor ao lado direito é de 1000 kWh. Já quando aparece o código 03 (normalmente do lado esquerdo) o valor ao lado direito é de 600 kWh. Nesse caso temos 400 kWh de saldo (1000 kWh - 600kWh) de energia injetada na rede elétrica da ENERGISA.
Kommentare